Compre no Site 100% Seguro

Todo o Site em até 12x

Produtos com Envio Imediato

Estufa de Esterilização e Secagem

Publicado: 11/11/2015
Particularidades, funcionamento e áreas de atuação da estufa de esterilização e secagem para laboratório

           Estufa de Esterilização e Secagem  


Por determinação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é necessário que a estufa de esterilização e secagem seja usada com temperatura de até 250°C. Outro aspecto a ser considerado é o material que compõe a estufa, já que deve ser confeccionado totalmente com chapas de aço, tanto na parte interna quanto externa.
A tinta que melhor se adapta à estufa de esterilização e secagem é a do tipo em pó, uma vez que sua aderência aos metais é considerada como a melhor, sendo formada uma espécie de pele quando em contato com o aço, por exemplo.
Diversas áreas profissionais utilizam estufas de esterilização e secagem, pois suas funções são de extrema importância, dado que evita a manifestação de micróbios em instrumentos utilizados em laboratórios.

O que é estufa de esterilização e secagem?

Em suma, a estufa de esterilização e secagem é um aparelho que evita o desenvolvimento de micróbios nos aparelhos que tenham sido utilizados. Depois de atingida a carbonização, os germes são eliminados do material que tenha sido colocado em uso, sejam instrumentos médicos, odontológicos, etc.
Outra observação a ser realizada é sobre o tipo de material que será esterilizado ou secado. Dependendo do tipo de material, o tempo de exposição dentro da estufa de esterilização e secagem variará.
Todo o tipo de esterilização precisa ser preparado atenciosamente, com a estufa de esterilização e secagem não é diferente. Alguns pontos devem ser cuidadosamente seguidos como o acondicionamento do material que estará no aparelho e qual a qualidade desse material que será submetido a temperaturas superiores às temperaturas ambientes.

Quais segmentos utilizam?

Algumas das profissões que utilizam a estufa de esterilização e secagem são as áreas de medicina, odontologia, medicina veterinária e cosmética.

Como a estufa de esterilização e secagem funciona?


A esterilização através da estufa de esterilização e secagem ocorre por meio de calor seco. Para que o micro-organismo seja oxidado, ou seja, eliminado dos instrumentos que estão contaminados por bactérias, é preciso que o material seja exposto ao calor seco. Por não haver umidade, o período de exposição é maior.
O que se observa normalmente é que para uma temperatura de até 170°C o tempo de exposição deve ser de aproximadamente 60 minutos. Caso a temperatura seja menor, o tempo de exposição aumenta.
De modo geral, a estufa de esterilização e secagem é mais indicada para materiais como vidraria, metais e substâncias em pó. Quando se optar por realizar esse tipo de esterilização, nenhum tipo de alteração é feita em materiais cortantes, nem mesmo causando algum tipo de ferrugem, para os metálicos.
O que deve ser levado em consideração, quando um material é exposto ao calor seco é a sua resistência. Se não for um objeto resistente, facilmente poderá derreter em função do calor. Se o material for apropriado para a estufa de esterilização e secagem, não há problemas que possam comprometer o objeto.
Há outras técnicas de esterilização e secagem utilizadas nos dias atuais, porém a mais comum é a de estufa de esterilização e secagem, muito comum em laboratórios de medicina, odontologia etc.

Estufa de Esterilização e Secagem em Aço Carbono

NI 1500 - 12 Litros
NI 1510 - 15 Litros
NI 1511 - 27 Litros
NI 1512 - 40 Litros
NI 1513 - 81 Litros
NI 1514 - 100 Litros
NI 1515 - 150 Litros
NI 1516 - 280 Litros

Estufa de Esterilização e Secagem em Aço Inox

NI 1511i - 27 Litros
NI 1512i - 40 Litros
NI 1513i - 81 Litros
NI 1514i - 100 Litros
NI 1515i - 150 Litros
NI 1516i - 280 Litros


Estufas de Esterilização e Secagem- pronta entrega e 5% de Desconto

CLIQUE AQUI




Voltar