Compre no Site 100% Seguro

Todo o Site em até 12x

Produtos com Envio Imediato

Agitador Magnético

Publicado: 05/11/2015
Particularidades, funcionamento e áreas de atuação do agitador magnético para laboratório.

Agitador Magnético

Todos os profissionais e estudantes que atuam em áreas que utilizam laboratório sabem da complexidade de manter os seus projetos dentro de um alto nível de segurança e eficiência em busca de bons resultados.
Para que toda essa preocupação seja plenamente atendida existe um conjunto de ações que devem ser seguidas, entre elas o ambiente correto de experimentação, a atenção do responsável e também a importante necessidade de que todos os materiais utilizados sejam de máxima qualidade para garantir o melhor resultado final.
E quando se fala em materiais para laboratório, um dos mais populares é sem dúvida alguma o agitador magnético. Toda essa popularidade tem uma razão de ser, afinal, é esse aparelho, que como o próprio nome diz, será responsável pela importante missão de agitar soluções da maneira correta.

Agitador Magnético Compacto
Agitador Magnético 3 Litros - LED Digital
Agitador Magnético Revestido em Cerâmica 10 Litros
Agitador Magnético 10 Litros

Carregador de Tubos para Agitador
Carregador de Tubos 1/4 para Agitador


Entendendo melhor o agitador magnético

Mas antes de compreender mais sobre o funcionamento de um agitador magnético é importante também conhecer um pouco de sua composição e também sobre a sua história.
O modelo que conhecemos atualmente, que atua por meio de uma barra magnética dentro da solução e que cria um campo magnético junto à base do agitador, foi patenteada há mais de 70 anos. Afinal, o registro da patente foi feito em 6 de junho de 1944 e pertence a Arthur Rosinger.


A constituição e o funcionamento do agitador magnético

Como já citamos anteriormente, o agitador magnético é utilizado em laboratório para agitar líquidos ou soluções por períodos longos de tempo. À primeira vista, muitas pessoas podem achar que ele possui certas características bastante parecidas com placas de aquecimento, porém com o uso de uma espécie de placa de alumínio ou outros materiais como vidro ou alguns tipos de cerâmica.
Nas operações realizadas em laboratório, o agitador magnético é totalmente fundamental, já que cabe a ele parte de processos como trituração, homogeneização, além da básica, mas também importante mistura de materiais. Todos esses processos são extremamente rotineiros em um laboratório e a eficiência de todas essas operações depende diretamente do uso de um agitador magnético adequado.
O agitador magnético possui uma espécie de prato em seu topo, que por baixo dele tem um interessante sistema de motor. Nesta parte, está o motor que atua de acordo com a regulação de velocidade e que está diretamente ligada a um imã, que interage rotativamente com a barra magnetizada que, como já falamos, está dentro da solução que deve ser agitada.
Além disso, os agitadores magnéticos possuem uma maior facilidade tanto de manutenção, como também de higienização e esterilização corretas. Quanto à manutenção, os agitadores também vencem a relação por não ter o seu funcionamento tão exposto a possíveis quebras ou tempo de vida útil.


As particularidades e outros modelos de agitador magnético

Os agitadores magnéticos mais básicos possuem a estrutura que citamos acima, porém, em alguns modelos pode-se unir dois processos importantes nas operações laboratoriais que são a agitação, mas também o aquecimento.
Isso porque na constituição de alguns aparelhos de agitação magnética, existe a possibilidade de que a placa de agitação seja aquecida. Mas se você está lendo esse texto e pensando que existe um único padrão de agitação, você está enganado, afinal, na base de cada agitador magnético existe uma regulagem na velocidade de agitação e também de sua intensidade.
Assim, o responsável por aquele material a ser agitado consegue controlar qual o melhor ritmo para que a sua mistura chegue ao resultado esperado.

Agitador Magnético com Aquecimento 2 Litros
Agitador Magnético com Aquecimento 3 Litros - LED Digital
Agitador Magnético com Aquecimento 10 Litros - LED Digital
Agitador Magnético com Aquecimento em Pirocerâmica 10 Litros
Agitador Magnético com Aquecimento 20 Litros - LCD Digital

Carregador de Tubos para Agitador
Carregador de Tubos 1/4 para Agitador


Alguns casos em que o agitador magnético não deve ser utilizado

Como já mostramos anteriormente, o agitador magnético possui um modelo de constituição razoavelmente simples, mas que desempenha um papel fundamental nos bons resultados das operações laboratoriais.
Muito embora o equipamento seja bastante versátil, existem alguns casos em que o campo magnético criado pelo agitador magnético não é o mais indicado na agitação de misturas. Nestes casos, cabe ao responsável pela operação a missão de misturar e homogeneizar aquela mistura em questão.
Geralmente esse processo de agitação magnética é substituída por agitação mecânica, feita pela própria pessoa responsável por aquela mistura. O mais comum é que ela seja feita com uma vareta de vidro, porém existem outras possibilidades que devem ser definidas de acordo com cada necessidade e com cada mistura.
Essa contraindicação existe normalmente em caso de líquidos que sejam muito viscosos ou com misturas heterogêneas ou que possuam uma quantidade considerável de sólidos, por exemplo.


Áreas em que o agitador magnético é utilizado

Entre as produções que mais utilizam o modelo está a indústria cosmética, que tem uma necessidade constante em lidar e fazer a agitação como um todo de soluções consideradas altamente viscosas. Tais como condicionadores, loções, ceras, géis, entre outros produtos que podem ser agitados em aparelhos do tipo.
O agitador magnético e agitador magnético com aquecimento também são utilizados nas áreas sucroalcooleira, indústria de bebidas e alimentícia, farmácia de manipulação, hospital, laticínio, microbiologia, pesquisa, petroquímica, plástico, universidades, entre outros.


Modelos de Agitador Magnético

Agitador Magnético Compacto
Agitador Magnético 3 Litros - LED Digital
Agitador Magnético Revestido em Cerâmica 10 Litros
Agitador Magnético 10 Litros


Modelos de Agitador Magnético com Aquecimento

Agitador Magnético com Aquecimento 2 Litros
Agitador Magnético com Aquecimento 3 Litros - LED Digital
Agitador Magnético com Aquecimento 10 Litros - LED Digital
Agitador Magnético com Aquecimento em Pirocerâmica 10 Litros
Agitador Magnético com Aquecimento 20 Litros - LCD Digital


Acessórios para Agitador Magnético

Carregador de Tubos para Agitador
Carregador de Tubos 1/4 para Agitador

Facebook



Voltar